Apresentamos um diretório de galerias de arte portuguesas baseado na informação disponível no Arquivo.pt (https://arquivo.pt), um arquivo de páginas da web da responsabilidade da Unidade de Computação Científica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN). Dado que existe uma vasta quantidade de informação no Arquivo.pt sentimos a necessidade de evidenciar e organizar a informação sobre os sites das galerias portuguesas e seus conteúdos proporcionando o acesso mais expedito a esta informação.
As galerias de arte estão em constante mudança. Quando uma galeria fecha portas a sua pegada digital perde-se e com ela todos os seus conteúdos, quer sejam as peças produzidas pelos artistas, os textos e até os próprios artistas. Para além dos elementos diretamente ligados a cada galeria, há também que considerar a constante migração dos artistas entre galerias e o desaparecimento do circuito de alguns artistas. Existe um grande interesse em conseguir acompanhar estas movimentações e assim não perder o contacto com peças e artistas que mesmo não estando fisicamente disponíveis, não deixam de ter interesse para quem estuda e quer acompanhar toda a movimentação das galerias e dos seus artistas.
O acesso às páginas arquivadas das galerias é feito através de uma listagem pesquisável e de um mapa de localização com acesso direto ao arquivo. A inclusão dos logótipos das galerias e da sua localização num mapa contribui para mais facilmente identificar determinada galeria, especialmente quando a mesma já não existe, mas em que a sua imagem e anterior localização podem servir para avivar a memória de quem a procura.
Ricardo Branco da Costa Silvestre
Ricardo Paraíso Silvestre